Sublimação e a Serigrafia

Sempre que surge um trabalho para estampar, surge também a dúvida sobre qual o melhor processo: serigrafia ou sublimação? A resposta é que não existe um método melhor ou pior, já que ambos dependem de diversos fatores. Para escolher entre os dois, é essencial entender como os processos funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Confira nossas dicas para decidir qual processo é melhor para o seu trabalho!

– Vantagens da serigrafia:
A principal vantagem do processo de serigrafia com relação à sublimação é a possibilidade de realizá-lo em tecidos escuros. Além disso, a serigrafia apresenta custo mais baixo de produção, caso sejam estampadas maiores quantidades de peças.

– Desvantagens da serigrafia:
O processo não vale a pena economicamente para a produção de poucas peças, já que cada tela, ou seja, cada cor, tem um custo fixo, elevando o preço para a produção de poucas unidades.

– Vantagens da sublimação:
A sublimação possibilita a impressão de uma imagem com maior riqueza de detalhes. Assim, esta técnica é mais indicada para a fotos, por exemplo. Além disso, o custo para se fazer poucas ou muitas peças através de sublimação é praticamente o mesmo, de forma que para a produção de muitas peças, a técnica vale mais a pena economicamente.

– Desvantagens da sublimação:
A sublimação quase não apresenta desvantagens, mas, o tecido da peça a ser estampada precisa ser no mínimo 80% poliéster para que a sublimação seja uma opção viável. Assim, caso a malha seja 100% algodão, essa técnica não pode ser utilizada. Outra desvantagem está relacionada à cor do tecido: a sublimação ainda não é possível para tecidos escuros. Apenas cores claras podem ser receber a estampa. Fora isso, a sublimação pode ser uma ótima escolha pra você

Para fazer a escolha certa entre a Sublimação e a Serigrafia, lembre-se de considerar as vantagens e desvantagens de cada técnica e quais as suas necessidades. Dessa forma, você terá um produto que se encaixe nas suas expectativas!

Leave a Reply